domingo, 10 de novembro de 2013

NOTAS HISTÓRICAS



Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara

(Nascido na Freguesia de Santa Maria de Soutelo, Conselho de Chaves, Portugal, em  22 de julho de 1742 — Falecido em Rio Grande, em 5 de novembro de 1801)
Foi um militar e administrador colonial português, 11º governador da Capitania do Rio Grande de São Pedro, de 1780 até 1801.
Um dos 18 filhos de Francisco Xavier da Veiga Cabral e Câmara, transferiu-se para o Brasil por volta de 1767, com a patente de tenente-coronel, comandante do 1º Regimento de Bragança, a fim de combater os espanhóis que haviam conquistado a Praça de Rio Grande, a primeira capital da capitania de Rio Grande de São Pedro. Atuou sob as ordens do general alemão Johann Heinrich Bonn , comandante das forças portuguesas. Teve notável atuação na retomada da cidade de Rio Grande, em 1° de abril de 1776, ao comandar quatro companhias de infantaria que tomaram de assalto os fortes da Trindade e o do Mosquito, na margem direita do canal da Barra de Rio Grande, e posteriormente, toda aquela marinha, do Forte da Mangueira, e da Vila de São Pedro. Câmara manteve-se no comando após a expulsão dos espanhóis e foi elevado a brigadeiro, em 1779.
Em 1780 fixou residência em Porto Alegre. Propôs a mudança da Capital, então na vila do Rio Grande, para o povoado de Porto Alegre. Em 1780, foi nomeado nas funções de governador do continente do Rio Grande de São Pedro e de Primeiro-comissário de Demarcações relativo ao Tratado de Santo Ildefonso.
Teve um tio, também de nome Sebastião, que foi governador da Colônia de Sacramento em 1699 e foi o primeiro da família Câmara a vir para a América.
Deixou extensa correspondência oficial, de grande interesse para a história do Rio Grande do Sul, além de uma quantidade de mapas e levantamentos topográficos.
Solteiro, teria morrido de sífilis, foi enterrado no altar da Igreja Matriz de São Pedro, em Rio Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário