sábado, 9 de novembro de 2013

Mapa atualizado da rota da viagem de Lisle em 1797


Este é o mapa da parte da viagem feita por Lisle, até a última postagem.

Começa a rota em Rio Grande, cidade no lado sul do Canal da Barra de Rio Grande( o mapa teimou em não aceitar a rota "atravessando" o canal, então a cidade ficou de fora).
O ponto A é São José do Norte, cidade do lado norte do canal.
O ponto B é a cidade de Estreito
O ponto C é a cidade de Bojuru, antiga Estância Real da Coroa Portuguesa, que surgiu como fonte de renda para a Coroa, que viu na grande quantidade de animais alçados nas terras do Rio Grande uma maneira de cobrar mais imposto.
O ponto D, apenas para referência, é a cidade de Tavares, pois não foi citada na viagem.
O ponto E é a cidade de Mostardas².

Segundo o Google Maps, a distância entre S.José do Norte e Estreito, seria de 37 km. Entre Estreito e Bojuru, seria de mais 38 km e entre Bojuru e Mostardas, aproximadamente mais 80 km, dando no total aproximadamente 155 km, percorridos de carro( em boas condições de estrada, naturalmente), em pouco mais de 2 hs de viagem. Note-se que os viajantes, à cavalo, levaram 2 dias e meio para fazer o mesmo percurso.

 Notas:
1-Em 1750, foi construída, na localidade do Estreito, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a primeira do município e também Matriz. A Igreja de São José do Norte era uma dependência dessa Matriz. Quando a vila do Rio Grande, em 1763, foi tomada pelos espanhóis, a restinga recebeu os refugiados. Mas os espanhóis atravessaram o canal e ocuparam a “Barranca do Norte” e, com isso, os restantes penetraram mais para o interior, surgindo as primeiras freguesias: Mostardas e Estreito. A Povoação de Nossa Senhora da Conceição do Estreito foi elevada à freguesia em 1765. Com a criação do município de Mostardas, em 1963, passa a ser considerada, como primeiro núcleo de  povoação do município de São José do Norte, a localidade do Estreito.
2-Foi criado em 1738 o Posto de vigilância chamado "Guarda das Mustardas". O nome Mustardas permaneceu até inicio do século XX, quando passou a ser conhecido como Mostardas. No dia 18 de janeiro de 1773, foi criada a freguesia de Mostardas.

Curiosidade: entre os municípios de Mostardas e Tavares , localizava-se o Rincão do Cristóvão Pereira, entre 2 lagunas, a Laguna do Rincão e a Laguna da Lavagem. Há alguns km deste local foi construído um farol, por volta de 1859, que demorou muitos anos para ser concluído e que recebeu o nome do antigo tropeiro e negociante português, dono do Rincão, numa ponta de terra que entra na Lagoa dos Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário