segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Moradia em Vacaria- 1830

Como se lê na descrição do inventário* de Manoel de Souza Duarte, relacionado na postagem anterior (cuja mulher era Maria Rodrigues de Jesus, filha de Manoel Rodrigues de Jesus e uma das netas de José de Campos Banderbur, um dos primeiros sesmeiros de Vacaria e homens com mais posses da sua época), a sua casa na Freguesia de Vacaria, em 1830, era a seguinte:


Uma casa na freguesia coberta de telha, com 36 palmos de comprido e 29 de largo, com 3 portas com fechaduras e todas com dobradiças, 2 janelas com dobradiças, mais 2 portas com fechaduras. A dita casa é assoalhada só por baixo, é de pau à pique e os atilhos são de cipó , no valor de 80.000 réis. Com um “coarto”(quarto) para a rua com um “barcão”( balcão) de venda e “partileira” ( prateleira) com 4 tábuas, essa curta, e mais uma “partileira” de dentro com 2 tábuas e um catre de pouco feitio , tecido de guascas.

A casa era extremamente simples, mesmo para quem fazia parte de uma das famílias de mais prestígio na cidade.

_______________________________________________________________

* Este inventário é um dos mais antigos, de vacarianos, encontrado no Arquivo Público do RS e um dos poucos dos herdeiros de Manoel Rodrigues de Jesus.
Quase tudo referente à Manoel Rodrigues de Jesus, sua mulher e seus filhos foi perdido, extraviado ou retirado do Arquivo. Pelos dados que outros pesquisadores reuniram  para reconstruir a história de Vacaria, como Manoel Duarte e José Fernandes de Oliveira, sabe-se que havia mais fontes, principalmente inventários, que foram se perdendo com o passar do tempo.
O material que eu consegui reunir nas minhas visitas aos arquivos, pretendo divulgar, aos poucos, para ser preservado e utilizado por quem se interessa. Peço apenas que seja utilizado e divulgado como fonte o meu Blog e meu nome, pelo imenso trabalho que demanda até chegar ao material postado aqui. Além das inúmeras visitas aos arquivos em Porto Alegre ( e não resido na capital ), é preciso ter o cuidado de transcrever exatamente o que está escrito nos documentos, procurar outras fontes para checar possíveis erros, e montar o material de maneira que fique apresentável.
Espero que este blog seja de utilidade a quem se interessa pela história de Vacaria e do Rio Grande do Sul.


Se alguém tiver algum material que possa complementar o que é postado aqui e quiser colaborar, é só entrar em contato, que será divulgado, com a devida autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário