domingo, 24 de novembro de 2013

Jesuítas e índios Carijós em Laguna- 1605

COSTUMES DOS CARIJÓS (1605/1607- Padre Jerônimo Rodrigues)

Relato de um missionário da Cia de Jesus, o padre Jerônimo Rodrigues, que consta em Novas cartas jesuíticas (de Nóbrega a Vieira-1940),  de Serafim Leite, (Pg 228 até 232) disponível online em http://www.brasiliana.com.br/obras/novas-cartas-jesuiticas-de-nobrega-a-vieira/pagina/233/texto 

 Durante 2 anos , de 1605 a 1607, o padre permaneceu entre estes indígenas, e possivelmente teria conhecido a região de Laguna e além dela, à qual se refere várias vezes.
Aqui vai copiado parte da sua carta.
______________________________________________________________________

COSTUMES DOS ÍNDIOS

  “ Nosso exercício, logo em nos alevantando pela manhã, era termos nossa oração, fazermos nossas doutrinas, dizermos nossas missas; e dali até o exame tudo era matar pulgas e tirar bichos, sofrer descontos de carijós; e o mesmo fazíamos às tardes, tirando algum tempo que tomávamos para rezarmos algumas Ave-Marias, passeando ao longo da casa e de um quintalzinho, que tínhamos, sem nunca sairmos, nem irmos espairecer a nenhuma parte, estando em um campo, que somente víamos o céu e uns montes, que para quem tivesse muito amor de Deus, não lhe faltaria em que contemplar. As casas dos índios eram por todas cinco, depois de se ajuntarem alguns conosco; passavam meses e meses, que não entrávamos nelas, por não ser necessário.
A terra em si não é má.
Pode ter em comprimento desde Santa Catarina até Taramiandiba( Barra do Tramandaí), que está além de Boipitiba( Mampituba), onde os brancos também vão resgatar, 40 ou 50 léguas, ao longo do mar e ao longo de umas serras, que estarão do mar, meia légua, uma légua, até duas, em algumas partes; e dali por diante começam os Arachãs, parentes destes, mas temo-los por melhor gente, não na cobiça, mas na simplicidade. Estes, daqui dos Patos, são já muito poucos e parece, não durarão muito, conforme a pressa (apresamento pelos brancos-nota do autor) que os brancos lhes dão. Estes são parentes verdadeiros dos do campo, aonde morreram nossos Irmãos, e parece virem antigoamente para o mar, onde se comunicavam uns com os outros; mas de poucos anos para cá , se perdeu esta comunicação, não se sabe o porquê; mas suspeitamos que estes lhes fizeram algum agravo, e por isso não vieram mais. E como os que de lá vieram são já todos mortos, os que deles procederam não sabem dar notícia, nem é gente que tenha que saber para nada. É gente comumente de maior estatura que os de lá; andam cobertos com pelejos de coiros de veados ou de ratos d’água¹, tamanhos como pacas, mas não trazem estes pelejos por via de honestidade², senão por causa dos muitos frios, e dos grandíssimos ventos que todo ano há. São do tamanho de um cobertor pequeno; trazem-no às costas, e a dianteira descoberta. Quando não faz tanto frio, andam nus. As mulheres, grandes e pequenas, trazem tipoias³, e ainda que algumas vezes andam nuas, contudo, diante de nós, nem à igreja, vêm nuas, ainda que seja uma menina de 4 anos. É a mais pobre gente que cuido há no mundo, falo deste aqui, porque ele não tem coisa alguma, não tem algodão, nem pele, nem redes, nem tipoias, nem arcos, nem frechas, tudo isso lhes trazem os Arachãs; e daqui lhes vêm serem a mais preguiçosa gente que se pode achar, porque desde pela manhã até noite, e toda a vida, não têm ocupação alguma: tudo é buscar de comer,[e] estarem deitados nas redes. Em todas essas 50 léguas não há terra preta, nem vermelha, nem cá a vi, tudo são areais e de areia mui miúda. E ainda que há algumas serras e oiteiros, também são de areia , mas dá tudo o que lhe prantam. E como as árvores são pequenas e pau mole, facilmente fazem a sua roça, acabante de a queimarem, logo prantam sem fazerem coibara4, nem fazerem covas para a mandiiba5. Mas com o cabo de cunha, com que derribam a roça, fazem um buraquinho no chão e ali metem  o pau da mandiiba; e muitas vezes sem lhe fazerem buraco. E para uma índia meter um pau na terra dá sete ou oito ou mais pancadas com ele na terra ; e assim, machucado e ferido, o mete.
Tem o ano repartido em 4 partes, 3 meses comem milho, outros 3 favas e abóboras , outros 3 alguma mandioca, e os outros 3 comem farinha de uma certa palmeirinha, que é assaz de fome e miséria. E tudo isto lhes nasce de pura preguiça, e de se contentarem com comerem quanta sujidade há. As abóboras, aipins, batatas, comem com tripas, pevides6 e casca,e tudo quentíssimo. E por nenhuma via se lhes há de perder cousa que no chão lhes caia, ainda que seja um grão de milho ou feijão, ou grão de farinha: tudo hão de alevantar e comer, quer seja seu, quer alheio. Nenhum comer comem por gosto, senão por encher a barriga. E assim todos têm dentes danados7 por comer tudo quentíssimo e cheio de areia. Não comem mingau, nem pimentas, nem juquifaia, nem sal, com estarem junto do mar, e se lho dão do reino, comem-no. O peixe e a carne comem malcozido; cozem o peixe sem escamar, e sem-no lavarem, cozido em água chilra8. E é o peixe de cá ordinariamente tão magro que se o lançarem a uma parede pegara. Os pássaros, mal depenados, abrem-nos pelas costas, e sem os lavarem os põem sobre as brasas. E assim os comem. Há muita caça, mas de preguiça a não vão matar. Os dias passados indo à caça pelo campo, mataram duas antas; e logo lá, cada um por onde pode corta; e pedindo-lhe um índio um pedaço para nós, respondeu-lhe o senhor da carne:

   - Também eu tenho boca como os padres.

   E não-na deu.


VIDA SOCIAL

   De nenhuma qualidade convidam uns aos outros, nem ainda aos que vêm de fora. E assim quem há de caminhar há mister que leve com que compre o que há de comer, porque nem aos próprios parentes e da sua casa hão de dar nada sem troco. E dizem:
  - Vão-nos eles buscar.
         Não se ajudam uns aos outros; e bem pode um estar com um pau às costas, arrebentando, sem nenhum o ajudar, antes se estão rindo. E se lhes dizeis:
  - Vai ajudar aquele.
 Dizem-vos:
 - Tenho preguiça.

No vício da carne (sexo) são sujíssimos, têm muitas mulheres, têm as sobrinhas por mulheres, duas irmãs, suas madrastas, as filhas das mulheres, suas enteadas, têm também por mulheres, as netas, filhas de suas verdadeiras filhas, e alguns têm por mulheres as próprias filhas. E o que mais espanta [é] haver índia que têm dous maridos, e destas muitas; e ambos estão juntos com elas. E porque um destes se apartou de uma para casar com outra, o consorte teve mão nele para que a mulher lhe desse umas poucas já que se apartava dela para tomar outra. Outros há que deixam andar as mulheres por onde e com quem elas querem. Dizem que são angaturamas9. E por isso não fazem nherana. E outros que têm as próprias filhas, que fizeram, por mulheres.

FALTA DE LIMPEZA

   Em todas as cousas são sujíssimos. Na própria fonte, donde bebem, lavam os pés, lavam peixe e as redes. E não há uma hora que umas meninas foram à fonte, que está aqui pegada com o nosso tejupar10; e, vendo-as eu tornar sem água, por curiosidade fui ver a fonte, e estava cheia com uma sujíssima tipoia. E por aqui podem ver suas limpezas. Suas roupas, redes e tipoias lavam desta maneira: botam tudo no chão ou em cima de alguma pedra; e em cima uma pouca de cinza. E com água fria molham o que querem levar. E com os pés pisam muito bem, nem mais nem menos, do que pisam as uvas em Portugal e mais depressa. E depois a deitam a enxugar cheia de cinza. O seu fazer da farinha é ainda mais sujo; e se o não víramos com os olhos, muitas vezes, não-no crêramos, posto que nesta matéria de sujidade tudo se pode crer destes. E assim diz o padre que são muito piores que os tapuias.

   Não comem farinha ralada, nem tem espremedores, nem tatapecoabas, nem o sabem fazer. A mandioca, depois de estar podre, trazem-na da roça. E fazendo uma cova na areia, do tamanho de meio barril, fora da casa, põe-lhe umas folhas debaixo e ali a botam; e toda a que cai na areia com a mesma areia a botam com a outra; e quando cansam põem o pilão na areia; tornando a socar leva uma boa quantidade de areia, com outras sujidades que não são para escrever; e coberta com umas folhas e com areia a deixam daquela maneira, e pouco a pouco a vão tirando; e, pisando-a em um pilão, a desfazem e põem em uma urupema ao sol; e depois a cozem, mal cozida, e às vezes depois de cozida, vem pedaços tamanhos como a cabeça dum dedo, crus, que parecem minocurueras; e com tanta areia, que se não fosse a necessidade, ou se houvera outra, ainda que não tão boa, se não comera.
(...)”

_____________________________________________________________

Notas da pesquisadora:

1- Provavelmente capivaras pela comparação de tamanho com as pacas.
2- Termo usado com o sentido de vergonha
3- As mulheres indígenas de algumas tribos usavam uma espécie de vestido de algodão chamado tipói, que é também o nome dado à tira onde seguram os filhos.
4- Coivara, termo que descreve técnica primitiva de plantação.
5- Mandiiva, mandiiba, mandioca.
6- Termo antigo para sementes.
7- Estragados
       8- Insípida, sem sal.
9- Pessoa nobre, honrada
10-Palhoça, cabana


Nenhum comentário:

Postar um comentário