sábado, 16 de novembro de 2013

Viagem por Santa Catarina- de J.G.Semple Lisle- 1797

Parte 10- Cap XXII- (Pg 259)
Chegada à Ilha de Santa Catharina  e Viagem ao Rio de Janeiro-Resumo

Neste capítulo os ingleses chegam à ilha de Florianópolis, e Lisle, como de costume se dirige à autoridade local - o governador de SC - a quem entrega uma carta de recomendação do Governador do RS, e diz que deseja, se possível, seguir viagem, por terra ou mar, imediatamente para o RJ e o governador informa que dois dias antes tinha chegado do Rio de Janeiro uma esquadra de 4 navios comandados pelo Almirante Antonio Januário do Valle que talvez pudesse levá-lo, ( o que mais tarde realmente acontece.)
Ele descreve a recepção ao almirante pelas forças militares da ilha, como segue:
“ ... Não apenas a guarnição da cidade, mas toda a milícia da ilha, e ainda um batalhão de infantaria ,o qual em marcha para o Rio Grande, foram reunidos e formados em duas linhas para a recepção à Sua Excelência. As tropas faziam uma bela figura, todos bem vestidos e a cavalaria, especialmente, confirmou a opinião que eu havia formado no Rio Grande. O uniforme da milícia das ilhas , ambos da cavalaria e infantaria é azul brilhante , eles são robustos, homens bem feitos e os cavalos são até melhores do que os de Rio Grande. Isto se deve ao fato de serem alimentados com milho, o que não acontece com os de Rio Grande, a não ser que sejam domesticados e acostumados à isto.”
Eles permaneceram 3 semanas na ilha, que ele descreveu da seguinte maneira: “ A ilha de Santa Catharina é muito fértil e poderia, com um pouco de dedicação, se tornar um lugar mais produtivo , mas é tão grande a preguiça dos seus habitantes, que pouco ou nada é feito por eles, até o gado para o mercado é trazido do Rio Grande.”
Em 4 de novembro eles partiram para o Rio de Janeiro, onde chegaram no dia 18 do mesmo mês. Portanto, a viagem de navio entre as duas cidades durava 14 dias.

O resto da viagem não é de interesse do assunto proposto e não será traduzida, mas contém informações peculiares para quem gosta de história.
Como Lisle era estrangeiro e não conhecia os lugares por onde passou, deixou de dar informações mais detalhadas a respeito de lugares, nomes e moradores, que fazem falta para completar lacunas da viagem.
_______________________________________________________

The Life of Major J. G. Semple Lisle, por J.G.Semple Lisle- 1797
London, Printed for W. Stewart, No. 194, Opposite York House, Piccadilly, 1799
O livro está disponível digitalmente , em versão original em inglês. https://archive.org/details/lifemajorjgsemp00sempgoog

Tradução livre feita pela pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário