quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Viagem pelo RS de James George Semple Lisle - 1797

Quando encontrei a referência a este livro algum tempo atrás, fui investigar se havia algum exemplar perdido por aí e descobri que ele havia sido publicado somente em inglês em 1799.*Posteriormente descobri que há parte deste relato de Lisle publicado no livro Primeiros Cronistas do Rio Grande do Sul, de Guilhermino César, edição de 1969, já esgotada. Graças à facilidade que a internet disponibiliza atualmente, descobri uma versão do livro em inglês, online, que consegui baixar para ler.
Explico a minha curiosidade: o escocês(autor do livro) era um militar que estava em um navio que sofreu um motim na costa do Rio Grande do Sul , em episódio pouco conhecido dos gaúchos, e depois de aportar em Rio Grande resolveu fazer a viagem por terra até Laguna. Era este o meu interesse, descobrir o que ele poderia ter contado da sua viagem, pois a mesma foi feita na época colonial, período em que recaem as minhas pesquisas históricas sobre o Rio Grande do Sul.
Resolvi postar aqui a parte do livro que interessa aos estudiosos, pelo ineditismo de algumas descrições sobre o Rio Grande, obviamente em capítulos, pois são muitas páginas de material traduzido.

The Life of Major J. G. Semple Lisle, por J.G.Semple Lisle
London,Printed for W. Stewart, No. 194, Opposite York House, Piccadilly, 1799
Livro com 500 páginas.
O livro está disponível digitalmente , em versão original em inglês

Tradução livre feita pela pesquisadora.
*Nota- Não tenho a pretensão de ser uma tradutora e peço a compreensão para os entendidos em inglês. O meu conhecimento da língua me permite fazer, como eu anotei, uma "tradução livre", tendo o cuidado de não descaracterizar o que foi narrado pelo autor, mas posso ter cometido algumas imperfeições.

Resumo:

O livro conta a vida do Major Lisle,( aventureiro escocês, nascido em 1759), narrado por ele mesmo, desde seu nascimento, com a pretensão de ser uma narrativa idônea de sua vida, porém vários comentaristas “desceram a ripa” no livro, pois ele narrou o que quis e parcialmente, de modo a favorecê-lo, contrariamente ao que quis demonstrar, pois não era modesto, nem humilde e sim, fraco, velhaco e oportunista. O interesse deste livro no que se refere ao Rio Grande do Sul, são os capítulos em que ele narra a viagem que fez por terra, desde a vila de Rio Grande até Laguna, (depois do motim acontecido no navio onde estava aprisionado, em 1797, na costa de Rio Grande, quando foi abandonado no mar junto com 28 pessoas), fazendo o antigo trajeto do Caminho da Praia. A narrativa do motim é interessante, mas foi incluído aqui apenas em parte, por não ser o objetivo desta tradução.  Porém, resolvi pesquisar na edição original, sem consultar o livro publicado em português,( para não perder possíveis detalhes que poderiam ter sido mudados na tradução antiga) , com o fim de ilustrar o primitivo caminho usado pelos antigos sertanistas da Capitania do Rio Grande, que o usaram para percorrer esporadicamente a rota entre Laguna e a Colônia do Sacramento, a partir do início do século XVIII. O acesso à Sacramento, desde Laguna, era comumente feito por mar. Somente após as explorações de Francisco de Brito Peixoto e seus conterrâneos lagunenses,(no início dos 1700) que começaram a utilizar caminhos e picadas através do planalto e da serra do Rio Grande do Sul e da abertura dos caminhos de Francisco de Souza e Faria e o de Cristóvão Pereira de Abreu, que fez melhorias no primeiro, permitindo o acesso à Lages desde Viamão, foi que esta rota pelo litoral foi sendo abandonada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário