quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Laguna e Vacaria

                       A vila de Laguna está intimamente interligada com a população que se firmou no planalto da serra do continente, pois era o local de origem de muitos dos habitantes que se espalharam pela região.Na época posterior à fundação de Laguna e após a abertura dos caminhos de Souza Faria e das Tropas,(respectivamente, em 1728 e em 1731), os campos de Viamão e da Serra começaram a ser utilizados pelos lagunenses como alternativa econômica, pois a vila de Laguna era pobre e oferecia poucas alternativas. (1)
Estes desbravadores acabaram por descobrir a riqueza da vacaria dos Pinhais(o gado selvagem)(2) e a melhor maneira de aproveitar esta riqueza ,(em vez de apresar e tentar transportar o gado serra abaixo, por paredões íngremes e  por trilhas quase selvagens , atravessando vários rios até Laguna), era apossar-se das terras inabitadas do planalto e dos campos sulinos e começar nova vida baseada no comércio deste gado. Os portugueses já caçavam este gado, atacando desde a campanha, pela Vacaria do Mar(4). O incentivo à ocupação do território para defesa, devido à constante ameaça dos espanhóis, impulsionou a posse das terras da Vacaria dos Pinhais.
                      Sobre o gado selvagem da Vacaria dos Pinhais, existe o relato da expedição de Francisco de Souza e Faria, encarregado de abrir o novo caminho dos Conventos, ligando o sul até São Paulo, quando chegou no alto da serra, em 1728, quando relatou:
Subida a serra, dei logo em pastos e campos admiráveis e neles imensidade de gado, tirado das campanhas da Nova Colônia (Sacramento) e lançado naquele sítio pelos Tapes das aldeias dos Padres Provinciais Jesuítas no ano de 1712. Nestes campos me demorei 6 meses (...) e sustentando-me neles do mesmo gado morto a espingarda, além de 500 e tantas vacas, que reservei e levei comigo para a viagem. Em todo tempo que aqui estive me animei a correr uma grande parte de toda aquela campanha , em que passam, segundo julgo , de 200 mil as vacas que nela há(...)”. * Francisco de Souza e Faria- Noticias Práticas- Do Novo Caminho que se descobrio nas campanhas...RIHGB-1908, Tomo LXIX
                     Assim , Vacaria começaria a despontar no cenário da ocupação do território , de início, como simples invernada de gado temporária para tropas passageiras e depois se firmaria, como local de fazendas de criação e também de invernadas.

(1)“(...)e pelo verdadeiro conhecimento do estado desta povoação da Laguna e pobreza dela e , poucos moradores que aqui vivem , tendo a terra capacidade para muito mais, e se daqui se tirarem alguns, ficará outra vez deserta; e a vista de tudo isto não há quem queira ir para o dito Rio Grande , nem pessoas com posses que possamos nomear para principiar a povoação dela , porque todos os moradores são muito pobres e vivem miseravelmente de suas pescarias em ranchos de palha(...)” Ata da Câmara de Laguna-10/11/1726-Ata da Câmara de Laguna-10/11/1726- Fábio Kuhn-Gente da Fronteira:Família,Sociedade e Poder no Sul da América Portuguesa-Século XVIII-RJ-2006,Tese de Pós-graduação.
(2) gado selvagem dos campos de Vacaria, originado como reserva das reduções jesuíticas, no seu retorno ao Tape,a partir de 1682, segundo Aurélio Porto, era armazenado na  vacaria dos Pinhais, que originalmente era uma estância da Missão de São Luis e já existia em 1706, com regular quantidade de cabeças de gado xucro”. * *História das Missões Orientais do Uruguai,Aurélio Porto, Porto Alegre, Livraria Selbach, 1954
(3) Vacarias do Mar eram concentrações de gado selvagem, localizadas ao sul do continente do Rio Grande de São Pedro, no território atual da República Oriental do Uruguai e ao sul do território do Rio Grande do Sul , que se estendiam desde o litoral do oceano Atlântico até o rio Uruguai. A mais antiga, formada naturalmente pela dispersão geográfica dos primeiros rebanhos de equinos deixados para trás pelos castelhanos em 1541 ao abandonarem a primeira povoação de Buenos Aires e pelo gado introduzido através de Assunción, em 1570. Este gado selvagem já era conhecido dos portugueses desde as explorações para a fundação da Colônia do Sacramento e foi explorado à exaustão, praticamente até sua extinção. Em meados do século XVIII, já não existiam rebanhos de gado selvagem nas vacarias do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário