sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Jesuíta Florian Paucke na América Espanhola e seus desenhos

O Padre jesuíta Florian Paucke, alemão, esteve entre os índios mocovis, na região do Chaco , (atual Paraguai), de 1749 a 1767 e deixou ricas e detalhadas ilustrações da convivência com os índios.

Entre muitas separei algumas que contém cenas comuns na época colonial no sul da América e sul do Brasil colonial. Os indígenas e espanhois usavam as mesmas técnicas para manejo de tropas de cavalo, tal qual os pioneiros que se estabeleceram no Rio Grande do Sul.

Mapa da América Espanhola de 1776- Vejam que as terras da capitania do Rio Grande de São Pedro estavam restritas à uma faixa litorânea e à serra. Nesta época foi reconquistado o território em poder dos espanhóis desde 1763, da vila de Rio Grande em direção sul.

 Ilustração de tropa atravessando um rio. Percebam que aparecem 2 jesuítas(de preto)- provavelmente esta é alguma das viagem que foram feitas pelo padre- e um dos jesuítas é retratado sendo carregado por 2 índios, enquanto o outro atravessa o rio na garupa de um índio montado à cavalo.

Cercando uma tropa de cavalos, usando as boleadeiras.

Laçando gado xucro.

 Gado em currais

Atravessando o rio- reparem nos jesuítas , um na carona de um indio à cavalo e outro atravessado em uma canoa puxada por um índio. Abaixo na imagem, os indígenas atravessando as carroças pelo rio. Esta era a maneira que ,usualmente, os primeiros colonizadores e tropeiros, também aqui,  usavam para atravessar os rios. 

Detalhe da imagem acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário