Esta é uma das prováveis rotas usadas por Lisle até Laguna. Esta rota específica percorre, de Mostardas à Laguna, 585 km, em uma viagem de pouco mais de 9 hs (de carro).
Como Lisle não citou pontos de referência específicos,( como no primeiro mapa do caminho até Mostardas), fica mais difícil estabelecer com exatidão o caminho percorrido.
Como Lisle não citou pontos de referência específicos,( como no primeiro mapa do caminho até Mostardas), fica mais difícil estabelecer com exatidão o caminho percorrido.
O início deste mapa foi na cidade de Mostardas, o ponto A. Como não seguiram para o norte pelo litoral, devem ter se desviado para noroeste, na direção de Palmares e Capivari, antigos vilarejos existentes na rota entre Viamão(à leste) e Rio Grande (ao sul).
O ponto B é Capivari do Sul
O ponto C é Osório
O ponto D é Torres
O ponto E é Laguna
Existia mais de uma trilha para
fazer o trajeto entre a vila de Rio Grande e Laguna.
Lisle não descreveu a guarda de Tramandaí( RS), por isto fica a dúvida sobre a rota percorrida e o exato local por onde ele passou. A única descrição feita refere-se ao momento em que passaram o rio a vau, isto é, à pé ou montado no cavalo,onde o rio não seria fundo o suficiente para o cavalo passar nadando, portanto, não
poderia ser muito fundo (6º dia de viagem) e Lisle não citou o nome do rio, nem da localidade.
Pela sua descrição, do 4º ao 7º
dia de viagem, onde ele relata haver montanhas, percebe-se que o trajeto foi
acompanhando a Serra Geral – “...de um
lado, a visão é limitada por montanhas, e por outro lado, abre-se para um
grande horizonte, onde bosques, lagos e rios são um alívio charmoso um para o
outro.” A esta altura, a partir do 4º dia, eles deveriam estar na altura de
Santo Antonio da Patrulha ou Osório, lugar onde começa a aparecer a cadeia de
montanhas com alguma altitude, o início da Serra Geral, perto da rota que eles
fizeram e que acompanha, a partir daí, a uma certa distância, a costa do
litoral até Santa Catarina.
O primeiro trecho da viagem, mostrado no primeiro mapa, era de 155 km, percorrido em 2 dias e meio. Este segundo trecho, de cerca de 550 km(em média), levou 4 dias e meio até Torres e mais 4 dias até Laguna , mais um dia até Garopaba e depois disto mais 7 hs de navegação por mar até a ilha . Explica-se o tempo maior de viagem pelo terreno mais difícil e acidentado (areias e montanhas) que foi percorrido.
No Compêndio Noticioso, de Francisco João Roscio, em viagem pelo Rio Grande, de 1774/75, existe a descrição do caminho feito inteiramente pelo litoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário